segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CONCEITOS DE NAVEGAÇÃO : RUMO, PROA E MARCAÇÃO

Para os amigos que desejam fazer o Exame para Mestre Amador, segue alguns conceitos básicos para o entendimento e aplicação das técnicas de Navegação Costeira. Formatei há pouco tempo um curso de Navegação para ser ministrado a bordo do Mucuripe. Trata-se de um curso teórico e prático, abordando todo o conteúdo de navegação para Mestre Amador. Os conceitos abaixo fazem parte desse conteúdo.

TIPOS DE RUMO E MARCAÇÃO


O Rumo é referente à direção planejada para a navegação da embarcação num determinado trecho. O Rumo pode ter como referência o Norte Verdadeiro, Magnético, ou o Norte da Agulha. Podemos concluir que o Rumo é o ângulo entre o norte de referência e a linha traçada na carta com a direção a ser seguida pela embarcação.
Rumo é diferente de Proa, pois utilizamos geralmente o termo Proa como o rumo apontado pela agulha magnética num determinado instante da navegação, podendo variar constantemente em função de fatores diversos como corrente, ondulação, vento, condução do timoneiro, etc...
Conforme o norte de referência podemos ter os seguintes tipos de Rumo:

Rumo Verdadeiro,Rumo Magnético, Rumo da agulha.

A Marcação diz respeito a um alvo que marcamos num determinado instante da navegação, com a finalidade de nos orientar na navegação ou nos proporcionar linhas de posição para definirmos a posição da embarcação, quando estamos praticando a navegação sem uso de GPS, utilizando apenas pontos de referência que constam na carta náutica do local.
Quando marcamos um alvo (ilha, farol, morro, etc.) estabelecemos naquele instante uma linha de visada, e essa linha forma um ângulo com os nortes de referência e com a proa da embarcação. Dessa forma, poderemos ter vários tipos de marcação:

Marcação verdadeira, Magnética, De agulha, Relativa, Polar.

As Marcações Relativa e Polar têm como referência a proa da embarcação, e geralmente são utilizadas apenas para informações rápidas a respeito de um objeto avistado no decorrer da navegação, como por exemplo, um barco que esteja fundeado a 45° de nossa proa (marcação relativa), ou um tronco de árvore à deriva a 15° a bombordo de nossa proa (marcação polar).

A Marcação relativa vai de zero a 360° de nossa proa.
A Marcação Polar vai de zero a 180° de nossa proa, tanto por boreste quanto por bombordo.


Segue uma valiosa fonte de estudos sobre o assunto, elaborada pelo Cmte Miguens e disponibilizada pela Marinha:



capitaomucuripe@yahoo.com.br
Elson (Capitão Amador).


Imagem retirada do site Clube do Arrais.


 




Um comentário:

  1. Obrigado pela recomendação. O Clube do Arrais disponibiliza um amplo conteúdo para conhecimento da comunidade náutica amadora.

    ResponderExcluir