quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMO USAR O ALMANAQUE NÁUTICO - parte 2

No primeiro texto que escrevi sobre o uso do Almanaque Náutico (CLIQUE AQUI) exemplifiquei a seguinte situação: Supondo que o navegante observe o Sol com o sextante às 13:00 (HMG) no dia 04/05/2014, qual seria o AHG (ângulo horário em Greenwich) e a declinação do Sol? O resultado é fácil de ser encontrado, pois o Almanaque náutico traz os dados de AHG e declinação do Sol para as horas inteiras. Basta abrirmos o Almanaque náutico Brasileiro na pág 95 e teremos o valor do AHG = 15º48.4', e a declinação = N 16º02.1'. Esses dados estão na coluna do SOL para o horário de 13:00 (HMG).
Então, vamos ver como seria se a observação fosse feita às 13:10 (HMG). Quais seriam as coordenadas horárias do SOL?
Primeiro, para determinarmos o AHG para 13:10, deveremos calcular o acréscimo para o AHG em função dos 10 minutos a mais no horário da observação. Abriremos o Almanaque nas páginas de acréscimos e correções (páginas amarelas), e na tabela dos 10 m teremos para o SOL o acréscimo de 2º30'. Assim, o AHG para 13:10 será igual a 18º18.4'.
Para a declinação, o passo a passo é diferente. Devemos primeiramente observar se a declinação está aumentando ou diminuindo. Para isto, basta comparar com a hora inteira anterior e a posterior. Voltando na pág 95 do Almanaque, observa-se que a declinação está aumentando, então haverá também um acréscimo para a declinação no horário das 13:10. Para calcularmos esse acréscimo, devemos ir no final da coluna do Sol no fim da página e veremos um d = 0.7. Esse ainda não é o valor do acréscimo. Com esse valor, vamos lá nas páginas de acréscimos, na tabela dos 10 m e teremos uma coluna com os dados v ou d e a correção a ser aplicada. Entremos nessa coluna com o valor 0.7 e obteremos o valor de correção = 0.1', e acrescentaremos esse valor de 0.1' ao valor da declinação, que será então igual a N 16º02.02'

Baixe aqui o Almanaque Náutico e siga o passo a passo do exercício acima:
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/publicacao/almanaque/Almanaque-completo.pdf 

BONS VENTOS!

2 comentários:

  1. Elson, muito boa instrução sobre a Dec e AHG, ficamos no aguardo de novas instruções, sugiro o tema H Legal e TRANSFORMAÇÃO DE ARCO EM TEMPO.
    Grande abraço
    wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Wilson! Vou preparar um texto com sua sugestão.

      Abraço!

      Excluir